Como lavar corretamente o seu carro!!

18/10/2012 00:00

Como lavar seu carro sem deixar marcas e nem riscos na pintura do seu carro? Simples, use o seguinte método:

Método de lavagem utilizando 2 baldes

Para manter o seu carro sempre limpo e tratado, você deverá providenciar o seguinte material:

1) 2 baldes com sistema de filtragem (Ultimate Filter® - www.ultimatefilter.com.br

Inserção do Ultimate Filter®dentro do balde


2) Shampoo automotivo com pH Neutro (verifique se o pH é neutro antes de comprar o shampoo).
3) 2 luvas de microfibra ou de lã de carneiro (1 luva será utilizada para as partes altas do carro e a outra será utilizada para as partes baixas).
4) Toalha de secagem (microfibra)

 



De posse dos materiais acima citados, vamos ao processo:

 

Algumas regras devem ser respeitadas para não comprometer a pintura do carro:

1ª) Sempre que for lavar o seu carro, o mesmo deve estar na sombra, e com a lataria fria. (Caso não consiga um lugar com sombra, dê preferência em lavar o carro bem cedo, antes das 10h00 ou ao entardecer depois das 17h00).



2ª) Escolha os produtos com qualidade para efetuar a lavagem correta de seu carro.

3ª) Sempre lave o carro, começando de cima para baixo e não ao contrário, pois as sujeiras mais impregnadas estão nas partes baixas do carro, é por isso que recomenda-se ter 2 luvas, uma que será utilizada somente para as partes altas e a outra para as partes baixas (do meio da porta para baixo).

 



O que você NUNCA deverá fazer:


- Usar espuma/esponja para lavar o carro, pois ela não permite que o pó ou outro resíduo penetre em seus poros e por causa disso vai fatalmente arrastar as sujeiras e riscar a pintura.


- Usar sabão em pó ou produtos que sejam ácidos ou alcalinos, não são recomendados para a pintura do carro.

 

No primeiro balde que deverá estar com o Ultimate Filter® inserido, coloque 3/4 de água limpa e no segundo balde coloque o shampoo automotivo neutro e dilua com água limpa conforme recomendação do fabricante. 

 

Primeiramente enxague muito bem o carro, ou seja, jogue água com uma pressão moderada, o suficiente para retirar a maioria das sujeiras que estão depositadas na pintura (pó, poluição, dentre outros).

 

Molhe a luva e em seguida a mergulhe no balde com shampoo para que possa ser aplicada na pintura.

 

Passe suavemente a luva em uma pequena área (não aplique pressão) - e em seguida jogue água para retirar o shampoo, não deixe que o shampoo seque sobre a pintura, pois poderá causar pequenas manchas.

 

Antes de lavar outra área da pintura do carro, você deverá enxaguar a luva no balde com a água, esfregar a luva no Ultimate Filter® (separador de particulas), para que a sujeira captada pela luva se desprenda e fique depositada no fundo do balde. Depois que esfregou a luva poderá então adicionar o shampoo novamente mergulhando a luva limpa no balde com shampoo, inicie a lavagem de outra área pequena.

Acompanhe neste vídeo -> www.youtube.com/watch?v=dAHIsZOJD1A

Representação dos processos:

Lava a luva no balde com água limpa (essa técnica permite remover as sujeiras, como o pó,  dentre outros, da luva antes de pegar mais shampoo e passar no carro) -> captar shampoo com a luva no balde que contenha shampoo -> lavar uma pequena área (50x50cm) -> enxaguar a área lavada (para remoção do shampoo) -> volta ao início do ciclo.

Repita todo o processo até o término da lavagem do carro.

 

Inicie o processo de secagem com a toalha de microfibra, ou outro pano que seja suave e que consiga absorver bem a água. Lembre-se, inicie a secagem de cima pra baixo.

Dica: Para secar borrachas/pneus é ideal ter uma microfibra a parte, pois este tipo de material, por mais bem lavados que forem geralmente mancham as microfibras que dificilmente são removidas.

 

No final o resultado é supreendente, pois ao retirar a água do balde (vire devagar) verificará que no fundo ficou todo o pó retido pelo Ultimate Filter®. Exatamente esse pó (partículas do tamanho de um grão de areia) é que riscam a pintura do carro, ao serem arrastadas pelas luvas.

Acompanhe neste vídeo -> www.youtube.com/watch?v=_Rxtaw9YV9g

 

Obs: A pior inimiga da pintura é o processo de lavagem efetuado de maneira errada!!!

 

Curiosidades complementares ao texto:
1) pH é a abreviação de “potencial de hidrogênio”, fator que identifica a carga elétrica de qualquer substância numa escala que varia de 0 a 14. O zero registra o máximo de carga iônica positiva, isto é, de acidez.. O 14 é a contagem máxima de carga iônica negativa, isto é, de alcalinidade. O 7 marca a neutralidade.

2) Produto alcalino é qualquer substância composta por moléculas que tenham excesso de elétrons (em relação aos prótons).

3) Produtos ácidos são todos os compostos com excesso de prótons, ou ainda qualquer coisa absorvida ou vivenciada que traga um excedente de carga elétrica positiva.